logocomunidadeboanova-1

DEUS APOSTA E CONFIA EM VOCÊ

Convido você a iniciarmos lendo o Evangelho de São Mateus, capitulo 9, 9-13.
9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu.10Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos.11Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: “Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?”12Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.13Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.”
Como você pode perceber, Mateus, o evangelista, narra em poucos versículos, como Jesus o chamou para ser um dos seus discípulos.
Com certeza, Jesus já o conhecia, e Mateus também conhecia, escutava e admirava o Mestre.
O fato aqui surpreendente, tanto para Mateus, quanto para aqueles que o conheciam, foi o fato de Jesus chamar para ser um discípulo, um cobrador de impostos que era cooperador do   Império Romano que havia invadido Israel, e para tanto, mal visto pela sociedade judaica da época. Mateus com certeza era tido como um corrupto, como uma pessoa que extorquia em nome dos Romanos, um ladrão do “colarinho branco”, pessoa de má vida, um pecador, e assim chamado por cobrar impostos em nome de Roma de “Publicano”.
Jesus após o chamar para ser um discípulo, diz o texto bíblico, foi jantar em sua casa, o que chocou os fariseus, casta religiosa judaica, que logo repreendeu a Jesus o questionando através dos seus discípulos: “porque vosso mestre come com pecadores e publicanos?”
É nesse ponto que quero chegar com você que escuta esse ensino… aqui reside um mistério… PORQUE JESUS CHAMOU MATEUS?
A resposta é essa: Jesus sendo Deus, conhecedor profundo do coração humano, sabe, reconhece, perscruta e penetra no mais profundo do coração humano como ninguém, e nos conhece mais que a nós mesmos. 
Jesus conhece sim nosso  pecado, como conhecia o pecado de Mateus, porém ele também conhece nossa real capacidade de amar, conhece nossa potencialidade para fazer o bem, e para o seguir.
Por conhecer o potencial que havia no coração de Mateus, Jesus apostou e confiou nele… e não errou… Mateus se tornou um grande discípulo, um Apóstolo, um evangelizador, um evangelista, uma testemunha Dele, um mártir que entregou sua vida por amor a Cristo, se tornou um santo.
Jesus também conhece seu potencial, ele sabe que dentro de você, do seu coração, existe alguém capaz de amar e cooperar com a missão dele aqui na terra. Para tanto, Jesus, contra quaisquer más línguas ou expectativas contrárias, aposta e confia em você… basta você acreditar e o seguir como São Mateus…

Por : Naor Antonio – fundador da Boa Nova

Este Website utiliza cookies para garantir uma melhor experiência!