logocomunidadeboanova-1

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NA VIDA CRISTÃ

Amados irmãos a Paz do Cristo Ressuscitado esteja no coração de cada um de vocês.
Começamos nosso ensino partindo da reflexão que, toda a vida cristã tem um começo, que geralmente parte de um encontro nosso com Jesus Cristo, o Senhor.
Esse encontro pode acontecer de muitas maneiras… diz um ditado popular que, alguns vem a Jesus pelo amor, e outros pela dor… e outros ainda podem encontrar Jesus por um retiro, por um acampamento, por um grupo de oração, por uma célula, por uma amizade, por um sofrimento, por uma perda, por um sonho, por uma graça especial do próprio Deus, entre tantas outras formas.
A questão aqui, porém que quero tratar não é sobre o encontro em si, pois cada um teve o seu, mas, quais passos dar após esse encontro com o Senhor Jesus…
Para evidenciar isso, vamos ler um trecho do Atos dos apóstolos 9, 1-28.
1Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes,2e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos a Jerusalém todos os homens e mulheres que achasse seguindo essa doutrina.3Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu.4Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?5Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão.6Então, trêmulo e atônito, disse ele: Senhor, que queres que eu faça? Respondeu-lhe o Senhor:] Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer.7Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém.8Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damasco,9onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber.10Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor, numa visão, lhe disse: Ananias! Eis-me aqui, Senhor, respondeu ele.11O Senhor lhe ordenou: Levanta-te e vai à rua Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso, chamado Saulo; ele está orando.12(Este via numa visão um homem, chamado Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista.)13Ananias respondeu: Senhor, muitos já me falaram deste homem, quantos males fez aos teus fiéis em Jerusalém.14E aqui ele tem poder dos príncipes dos sacerdotes para prender a todos aqueles que invocam o teu nome.15Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este homem é para mim um instrumento escolhido, que levará o meu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel.16Eu lhe mostrarei tudo o que terá de padecer pelo meu nome.17Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo.18No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado.19Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido. Demorou-se por alguns dias com os discípulos que se achavam em Damasco.20Imediatamente começou a proclamar pelas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.21Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Este não é aquele que perseguia em Jerusalém os que invocam o nome de Jesus? Não veio cá só para levá-los presos aos sumos sacerdotes?22Saulo, porém, sentia crescer o seu poder e confundia os judeus de Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.23Decorridos alguns dias, os judeus deliberaram, em conselho, matá-lo.24Estas intenções chegaram ao conhecimento de Saulo. Guardavam eles as portas de dia e de noite, para matá-lo.25Mas os discípulos, tomando-o de noite, fizeram-no descer pela muralha dentro de um cesto.26Chegando a Jerusalém, tentava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não querendo crer que se tivesse tornado discípulo.27Então Barnabé, levando-o consigo, apresentou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo vira o Senhor no caminho, e que lhe havia falado, e como em Damasco pregara, com desassombro, o nome de Jesus.28Daí por diante permaneceu com eles, saindo e entrando em Jerusalém, e pregando, destemidamente, o nome do Senhor.

A história dos Atos relatada foi sobre o encontro de São Paulo, que antes se chamava Saulo com Jesus em seu caminho para Damasco.
A história tem duas partes interessantes: primeiro o encontro em si de São Paulo com Jesus. E a outra parte, tão importante quanto o encontro, é o processo de formação de Paulo em São Paulo, ou seja, de um simples judeu perseguidor de cristãos, num verdadeiro evangelizador e homem de Deus, pelos discípulos, a começar por Ananias, e depois pelos discípulos e Apóstolos de Jerusalém.
É neste ponto que quero chegar… todos nós, assim como São Paulo, precisamos nos formar na doutrina e vontade de Jesus após o encontro com Ele.
Então, como São Paulo, nos perguntamos: quem irá nos formar? Resposta: a Igreja.
Sim, é na Igreja, na sua doutrina, pela Palavra de Deus e pelos ensinamentos nos dado por irmãos mais experientes na fé, e pelos materiais por ela oferecidos, é que podemos crescer e nos formar nas coisas de Deus.
Para tanto devemos buscar essa formação de todo o coração, com todo nosso empenho. Devemos gastar tempo nisso, pois, dependendo da qualidade de nossa formação, assim será nosso futuro como cristãos católicos.
Hoje em dia, através da Internet, temos um mundo de possibilidades para nossa formação pessoal. Eu mesmo, fiz uma faculdade de teologia via EAD.
E quantos e quantos sites, vídeos, blogs, estudos, livros, podemos ter acesso pela internet… é só buscar e querer…
Também, quantos cursos, encontros, retiros presenciais a Igreja nos oferece em toda a sua estrutura… é só buscar e querer…

Grande abraço em Cristo!
Por:Naor Antonio Arruda – Fundador da Boa Nova

Este Website utiliza cookies para garantir uma melhor experiência!