Caros irmãos, a Paz esteja com cada um de você!
Começo questionando você: de onde vem a sua alegria? Que tipo de alegria você sente? O que, ou onde estas coisas que hoje te trazem alegria te levam?
Difícil responder não é verdade?
Paremos para refletir… Vivemos num mundo onde constantemente experimentamos os mais diversos tipos de alegria… é só você olhar sinceramente para sua vida e perceber… Exemplo: alegria que vem de uma realização financeira de um negócio bem feito; alegria que vem de uma realização profissional; alegria que vem da vitória de um time; alegria que vem de uma viagem de lazer; alegria de encontrar um amigo que não encontramos a muito tempo; alegria de comer algo que gostamos; etc…
Mas a alegria que quero hoje tratar com vocês tratasse de uma alegria diferente… poderia dizer… plena, cheia de sentido, profunda, transformadora, revitalizadora, espiritual… a alegria que vem do Senhor.
Peguemos o texto do profeta Neemias 8,10 10Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força.
Esse texto foi escrito num momento difícil da vida do povo de Deus. Era um momento de reconstrução de Jerusalém e suas muralhas, um momento de reconstrução da identidade do povo judeu, um momento de muitos desafios, porém regado de esperança pelas promessas de Deus.
Para tanto, os líderes do povo incentivavam eles terem em Deus sua esperança, e como base para essa esperança, a alegria que vem do coração do Deus.
Aqui é importante diferenciar a alegria que vem de Deus com aquela alegria que podemos chamar de alegria “natural” que vem do mundo.
A alegria do mundo é gerada de fora para dentro, ou seja, sempre será necessário um fato externo para nos trazer esse tipo de alegria.
Já a alegria que vem de Deus é reversa… é de dentro para fora… trata-se de uma alegria fruto de uma experiência espiritual, da certeza que Deus habita em nós… que Ele nos cuida, nos ama, nos perdoa, nos protege, nos direciona, nos anima, nos fortalece… tudo isso sem uma explicação lógica ou humana… é uma alegria que é pura graça de Deus… presença do Espírito Santo em nós…
Esse tipo de alegria que vem do “alto” é a unica capaz de nos renovar as esperanças para caminhar nessa vida tão dura e desafiante…
Nossas células precisam ser esse lugar de alegria em Deus…
Para as primeiras comunidades que se reuniam nas casas, São Paulo dizia, e eu também digo para você: ” alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos. (Fil 4,4)
Por: Naor Antonio – fundador da Com. Católica Boa Nova