Amados olhando a natureza vemos a generosidade do Criador, a variedade de espécies e a fartura de sementes que se espalham pela natureza ansiando o direito à sua existência.
Olhando o ser humano homem e mulher vemos uma diferença que foi querida por Deus para que a complementaridade exerça seu papel no casamento. O homem é altamente fértil a todo momento e vemos a mulher fértil somente alguns dias de seu ciclo mensal que se repete mês a mês na dispensação de 1 semente apenas por vez. Vamos ler Gen 1,28: 28Deus os abençoou: “Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”
Podemos nos perguntar quantos filhos devemos ter? Qual, o número ideal de filhos?
Quando nos casamos prometemos estar abertos aos filhos que o Senhor nos mandar.
Muito importante saber que cabe ao casal perguntar ao Senhor quantos filhos Ele deseja que tenhamos. Nesta pergunta está a reflexão do próprio casal em planejar o momento ideal para acolher esse filho que requer todo o cuidado e atenção de seus pais. Espaçar o nascimento das crianças ajuda os pais a darem uma atenção adequada ao filho que chega. Muito importante o casal fazer esse planejamento respeitando as situações adversas que, muitas vezes, sinalizam que não é tempo ainda para acolher mais um filho. Uma alternância de 2 anos de diferença ajuda muito a convivência dos irmãos e dá aos pais o tempo necessário para poderem dedicar -se bem a seus filhos. O corpo da mulher precisa do tempo espaçado para estar bem para uma gravidez seguinte. Existe ainda a questão da mulher que muitas vezes trabalha, pois, sua renda complementa o sustento da família e por isso, os nascimentos dos filhos é assunto a ser conversado pelo casal, para fazerem a melhor escolha para o bem da família.
Muitos casais querendo dar tudo ao filho, optam por dar coisas e planejar o melhor futuro ao filho, privando – o de ter um irmão.
Queridos, a providência de Deus chega junto a cada novo filho, claro que existe o direito do casal de saber como estão vivendo e a hora certa para terem seus filhos, só é necessário estarem abertos a vida .
Por : Luci Mara C. dos Santos de Arruda –Comunidade Católica Boa Nova